Sobre o processo

Esse post é para deixar claro alguns processos que costumo fazer. Já me perguntaram algumas vezes, então aqui eu posso reforçar pra quem ainda não viu. Como sempre faço, quero deixar claro que esse é o MEU processo. Não sou profissional da área, então me permito a liberdade de descobrir as melhores práticas que pra mim funcionam.

1) A primeira coisa que sempre faço é desenhar um sketch da vista meio frontal. Assim eu posso perceber os volumes que desejo. Se começo pela lateral acho difícil fazer isso porque depois tenho dificuldade para transpor alguma “maluquice” que desenhei.

2) Não me preocupo muito em deixar o traço limpo no primeiro sketch. Primeiro tento achar as formas e linhas que quero, depois vou limpando. Já vi muitos sketches iniciais na Auto & Design bem “sujos”, mas com ótima proposta de volumes.

3) Quando acho uma forma que me agrada, faço um scan ou tiro uma cópia ampliada. Isso porque normalmente desenho em pequenos thumbs. O melhor – eu sei – seria já fazer grande, mas normalmente rabisco num café ou em algum lugar fora de casa, aí fica difícil.  Nao dá pra ficar carregando A3 pra todo canto.

4) Com a forma desejada e ampliada em mãos, uso papel manteiga como overlay para ir refinando o traço.  Sei que é normal usarem caneta BIC pra sketches, mas eu prefiro o lápis, pois ele me dá mais dinâmica e mais volume no traço.

5) Nunca uso borracha. Nunca! Isso me força a treinar cada vez mais o traço.

6) Sei que muitos usam como referência fotos de carros abaixo de um papel manteiga ou vegetal. Não gosto muito desse método, pois na maioria das vezes a proporção de um sketch não é necessariamente a mesma de um veículo pronto. Demora bem mais, eu sei, mas gosto de me forçar até achar a proporção.

Bom, por hora é isso.

2 Respostas to “Sobre o processo”

  1. Rodrigo Rezende Says:

    Ola! Achei seu blog e so estou respondendo aqui para lhe dar os parabens pelo trabalho e pela persistencia. Desenho e algo que so melhoramos com a pratica excessiva e pelo que vejo voce esta no caminho certo. Vou continuar visitando o seu blog, ta otimo! Abs

Deixe uma resposta

