Rendering manual é o que há!




Ando rabiscando alguns sketches e percebo que tá tudo ficando mais rápido e mais organizado. Já consigo criar o volume principal do carro sem muitos problemas, a perspectiva tá encaixandop mais facilmente, apenas de ainda precisar treinar muito pra ter um traço dinâmico, o meu já melhorou e estou ficando mais seguro a cada desenho. Muito bom, pequeno gafanhoto!

Os últimos renderings do photoshop que postei ficaram bacanas, mas sou muito mais o manual. Me incomodou bastante essas coisas com brilhos reais e linhas certinhas. Mó fake isso!

Então fiz mais um sketch a mão (com lápis de cor) e decidi fazer um rendering manual, usando marcador, giz pastel, lápis aquarelável e caneta preta.

Antes de começar, porém, eu escaneei pra garantir que teria o original. Vai que faço uma merda qualquer no desenho e perco o original, nénão?

Aqui estão as 4 fases: desenho a mão livre, rendering manual e 2 renderings em photoshop.

Acho que ficaram bem bacanas, pois mesmo com os renderings finais tendo passado pelo photoshop, ainda guardam muitas características de desenho à mão livre.

Pra fechar a semana tá bom!

13 Respostas to “Rendering manual é o que há!”

  1. flavio, sou professora de desenho no curso de design na FSG, de minha cidade, caxias do sul. estou procurando um material de rendering passo a passo para auxiliar nas aulas e passar para meus alunos, tem que ser muito mastigadinho p eles. e nao estou encontrando nada que me auxilie. V tem alguma indicação? livros, revistas, até mesmo algum curso que eu possa seguir como modelo. Obrigada jane

  2. Flavio Remontti Says:

    Oi, Jane! Tudo bem?
    Então, assim beeem passo a passo como deseja não sei. Tem vários tutoriais em alguns links do meu blog. Já viu?

    Talvez esses ajudem:

    http://www.designertechniques.com/

    http://www.style4cars.com/index.php?option=com_content&task=blogcategory&id=80&Itemid=81

    Ah, nos próximos dias eu irei inserir a sequência de criação desse ultimo post (11/02/08), monstrando desde os primeiros rabiscos até a fase de marcadores. Se quiser ir acompanhando… talvez a ajude.

    Abs!
    Flavio

  3. noris Says:

    ola flavio,

    conhece algum curso ou algum professor de rendering manual em porto alegre, na area de arquitetura?

  4. Bruno Says:

    Opa, mano meda uma mão.
    O meu professor viajo e não me especificou as canetas para esse tipo de senho, teria como vc me mandar uma real sobre isso?
    Tenho procurado com o nome de CANETA DESIGN aqui na minha cidade e não tenho achado e to sem direção, de qual seria o nome real desse material, para eu comprar pela net, se possivel da essa força ai?!

    Brigadão

  5. Ricardo Says:

    Td bem?

    Vc sabe onde tem curso de rendering manual em SP?

    Grato

    Ricardo

  6. Fabiana Says:

    Olá Flavio!
    Muito bom seus desenhos vc está de parabens…
    espero um dia chegar lá!
    Mas com a colocação de minha professora Jane acho que vai ser dificil!
    Mas aguardo mais desenhos!

    Abraços

  7. Flavio Remontti Says:

    Oi, Fabiana!
    Tudo bem?

    Obrigado pelos elogios. Que isso… na verdade eu ja estou numa fase de produção baixa. Andei fazendo outras coisas nos últimos tempos. Qualquer hora dessas coloco mais coisas.

    Só uma coisa: não entendi o que você mencionou sobre “com a colocação da minha professora”.

    ab
    Flavio

  8. Flavio Remontti Says:

    Bruno, me desculpe a demora, mas eu também andei viajando e fiquei longe do blog. Dá pra usar a caneta chamada “marker”, ou marcador. Umas bacanas são as da marca “prismacolor”. Pode achar até umas mais baratas, como “promaker”, mas realmente não valem a pena.

    Espero que ajude.

    Ab
    Flavio

  9. Flavio, sobre minha professora não vou falar nada por aqui, pois nãoa cho justo.
    Caso queira saber me mande alguma coisa por e-mail, que conversaremos melhor!
    Abraço

  10. Anne Rabelo Says:

    Flávio é uma perguntinha meio com um interesse…
    Eu morto em São Luís -MA e aqui não tem nenhum curso de redering, tipo será que você não podia pensar na hipótese de promover um curso de redering via internet para essas pessoas, pobres pessoas, como eu que moram tão longe de lugares que tem curso de rendering.
    Pensa nisso e manda uma resposta por favor , eu sei que pode parecer meio louco, mas pensa um pouquinho.
    Beijos aguardo sua resposta.

    • Flavio Remontti Says:

      Oi, Anne!
      Sinceramente desculpe a demora em responder. Se fico um tempo sem mexer no blog acabo perdendo alguns comentários. Foi mals…
      Bom, quanto à sua sugestão, pra ser sincero nunca havia pensado em nada do tipo, mas quem sabe isso pode entrar na minha “lista de pendências” para 2009? : )
      É algo a se pensar. Obrigado pela visita.

  11. patricia almeida Says:

    MARAVILHOSO SEU TRABALHO

  12. cristiano Says:

    ola…moro em belo horizonte…me formei em design de produtos a alguns anos…e tem uma area que me interessa muito, gostaria de aprender rendering manual…
    vc saberia me dizer onde eu posso aprender aqui em belo horizonte? ou em sao paulo…
    valeu
    Cristiano

Deixe uma resposta

